O que é crescer? O que é ser imaturo?
Você parece criança! Sempre age como criança!
Até onde agir como criança é um problema? Por que vemos crianças como problemas?
Crianças precisam de cuidados, apoio emocional, suporte para desenvolvimento físico e mental.
O plano da natureza é dois para um, dois adultos para cuidar de uma criança. Esse plano é muito questionado atualmente.
Mães e pais solteiros são cada vez mais comuns, o que sobrecarrega uma das partes e os reflexos são percebidos nas crianças. Casos de alienação parental tornam-se comuns, fragilizando relações entre pais e filhos.
“Você é ruim igual seu pai” ou “você é enjoada como sua mãe” são frases que muitas crianças ouvem com frequência.
“Assim vai acabar igual a mãe” é pronunciado como se fosse um castigo. É preciso lembrar que crianças amam o pai e a mãe. Assim sendo, são incapazes de decidir por um ou outro.
“De quem você gosta mais, de seu pai ou da sua mãe? Nossa, mas por quê?
Frases como estas colocam a criança ou adolescente em estado de tensão. Isso prejudica o estado emocional e consequentemente o comportamento e aprendizado da criança, jovem ou adolescente.
Algumas vezes os filhos são usados como escudos em disputas nas separações ou brigas por pensão alimentícia, o que causa um mal algumas vezes irreparável para aqueles que não são culpados pela situação negativa.
“Quem receberá o primeiro pedaço do bolo?” A criança fica sem resposta, se disser que entregará a alguém, dirão que não gosta dos outros. O momento que deveria ser de descontração torna-se um stress.
Dia da criança, presente, festa, alegria. Porem, presentes não substituem diálogos, festas não compensam ausências, dinheiro não faz com que as crianças se sintam amadas.
Claro que nossos filhos querem e merecem presentes, sejam brinquedos, celulares ou tênis, mas não podemos nos esquecer que presentes são diferentes de suborno.
As vezes precisamos avaliar como educamos nossas crianças.
Feliz Dia da Criança!