Abolição da escravidão foi excessivamente lenta – 1.888 – 2023 Abolição e Liberdade.

Cultura

Atitude, Aprenda Conosco.


13 de Maio de 1888 é a data da assinatura da Lei Aurea, encerrando oficialmente a escravidão do povo negro em território brasileiro.
Antes disso, outras tentativas ou pseudo tentativas aconteceram na tentativa de acabar com a vergonha e horrores criados pela escravidão. Destacam-se:
• Lei Feijó (1831)
• Lei Eusébio de Queirós (1850)
• Lei Nabuco de Araújo (1854)
• Lei de Terras (1850)
• Lei do Ventre Livre (1871)
• Lei dos Sexagenários (1885)

Abolição da escravidão foi excessivamente lenta, dolorosa e sem planejamento efetivo, porém em 14 de maio de 1888 os cidadãos negros não eram mais escravos.
Não era a forma, a condição nem o momento ideal. Mas quem sabe faz a hora e nossos antepassados, OUSADOS E INCANSÁVEIS, não desperdiçaram a oportunidade. Era tudo, a Liberdade, ou nada, a escravidão.
A lei foi assinada pela princesa Isabel, branca, rica, poderosa abolicionista e contraditória como muitos abolicionistas da época e atuais.
Algumas linhas defendem que o negro conhecido como Zumbi, Líder do grande Quilombo dos Palmares, é o real herói da Libertação dos escravos.
Porém nos quilombos, havia índios, cidadãos brancos pobres enfim não eram somente negros.
Zumbi e a princesa Isabel, ambos OUSADOS E INCANSÁVEIS, não estavam sozinhos. Aceitaram a colaboração e a sugestão de pessoas diferentes.
Talvez seja essa a resposta para tempos difíceis.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.