pandemia-2021

Pandemia, psicologia, saúde

Cidadania

Atenção Básica Primária

“Tempos críticos, difíceis de manejar” (2 Timóteo 3) … Refletir, ressignificar, situações tão duras, como foi esse ano de 2020 para todos nós, uma pandemia mundial, deixando um rastro de tristeza, dor, perdas.

Mudanças bruscas em nossas vidas, crianças em casa, comércios fechados, hospitais lotados, pessoas mascaradas por todos os lugares, obrigatoriamente.

Um vírus que vem devastando, numa rapidez assustadora, enquanto as pessoas se dividem entre a negação e a proteção. O medo nos olhos das equipes de saúde e o trabalho de convencimento sobre a importância de usar a máscara e o álcool gel.

Psicologicamente abalados, mas mantendo um posicionamento firme de acolhimento e orientação dentro de tanta informação desencontrada, uma médica que trabalha comigo no início da pandemia, chegou na unidade e conversou com os colegas antes de iniciar os atendimentos e viu muita gente no corredor para passar por consulta de rotina, entre os quais alguns idosos.

POR FAVOR! FIQUEM EM CASA! PROTEJAM-SE, disse ela.

Essa médica, se não me engano, foi a primeira profissional da saúde da minha unidade que pegou o Covid, se recuperou bem.

Incrivelmente que para convencer as pessoas a ficarem em suas casas, para protegerem suas vidas, precisamos usar um repertório intenso, mesmo diante de tantas mortes. Mas eu preciso trabalhar, o que vou comer? Se você pegar o Covid você não vai conseguir respirar quem dirá comer….

Participando e acompanhando grupos de apoio psicológico, graduanda em psicologia, sempre defendi o abraçoterapia, calor humano, acolhimento, atendimento humanizado.  Trabalho muito bacana da atenção básica realizado em grupos.

Diante da pandemia não foi possível realizar os encontros.

Muitos profissionais da psicologia, aderiram aos atendimentos online, entendendo a necessidade de um espaço, um momento para expor os reflexos dessa demanda. Além disso, algumas sugestões são válidas para tentar amenizar esse grande estresse:

  • Cultivar plantas em casa, hortas, jardim, flores.
  • Artesanato.
  • Vídeos conferências.
  • Atividade física.
  • Animais de estimação.
  • Filmes e séries.

A premissa da atenção básica de acordo com o programa mais médicos, Saúde da Família, é a promoção e prevenção da saúde, em situações extremas como no caso de uma pandemia, partimos do pressuposto – a redução de danos para as pessoas.

Os profissionais da psicologia, numa abordagem de acolhimento e aconselhamento, apoiando as equipes da linha de frente que tanto necessitam de apoio psicológico.

“Mens sana, in corpore sano” é a famosa citação de origem latina que significa uma mente sã num corpo são. A expressão é derivada da sátira X de autoria do poeta romano Juvenal. No contexto do poema, a frase faz parte da resposta do autor a questão sobre o que as pessoas deveriam desejar da vida. E você? O que deseja da vida?

                                                                                 Pollyana Ribeiro

                                                                                Agente comunitário de saúde (Atenção Básica)

                                                                                 Graduada em psicologia.