PARTE I
Metas a Longo Prazo, Objetivos e Tarefas
É interessante a compreensão dessas diferenças pois isso facilitará sua busca de resultados.
Tarefas são ações realizadas com objetivos definidos. Em alguns casos parecem irrelevantes, mas são a base para que se alcance as metas de longo prazo.
Realize pequenos passos diariamente. Divida seus projetos em etapas coerentes. Ao final de um ciclo você perceberá o quanto já caminhou.
Metas complexas normalmente geram situações não tão positivas e quando não alcançadas acabam por desanimar seus idealizadores.
Há 03 passos importantes:
- crie suas listas de tarefas: Escreva! A prática leva a perfeição. Aos poucos, você perceberá a melhor forma de apresentar suas ideias e objetivos.
- comece agir: pequenos passos sempre são os melhores. Nem sempre se tem a direção exata, mas busque orientações, networking e conhecimento.
- pratique constantemente: hoje, amanhã, depois… algumas mudanças levam tempo. Mas os resultados virão. Pense nisso: daqui a algum tempo você vai querer ter começado hoje.
Objetivos
Trata-se do conjunto de tarefas desenvolvidas para alcançar as Metas de Longo Prazo.
Ao final de cada ciclo, conforme período estabelecido, verifica-se todas as tarefas concluídas, quais objetivos foram alcançados e quais ainda estão pendentes.
Pode-se continuar a lista de objetivos ou refazer os itens pendentes. Em alguns casos, alguns objetivos poderão ser subdivididos para facilitar a execução dos mesmos.
Assim como as tarefas, os objetivos também precisam de prazos para suas realizações: nunca muito extensos a ponto de caírem no esquecimento e nem muito curtos a ponto de sobrecarregar ou atrapalhar a rotina diária do departamento.
Entenda que o não cumprimento dos objetivos acaba por adiar as Metas de Longo Prazo. Em contrapartida, quando os objetivos são alcançados, aumenta o nível de confiança e a motivação para outras tarefas.
Metas de Longo Prazo – Quais são os seus objetivos para o próximo período, próximo ano e para o próximo semestre?
O desenvolvimento das Metas de Longo Prazo pode ser um pouco mais complexo, pois trata-se de todo o conjunto. Tarefas finalizadas alcançam os objetivos e permitem a realização das Metas de Longo Prazo; são conceitos interligados. Caso haja falha em um deles, todo o ciclo acaba por sofrer seus impactos.
Algumas dicas:
- Procure deixar suas metas SEMPRE em locais de fácil visualização.
- Lembre-se: Onde você quer chegar? Surgirão contratempos sempre. Não perca seu foco. Caso contrário, seus projetos poderão se perder, seja pela questão de prazo ou prioridade, entre outros.
- Procure informações sobre comportamentos e ações;
- Atente-se sempre aos prazos. Cuide para que não sejam exagerados ou apertados.
Considere a figura a seguir:
Confira algumas orientações:
- As metas, os objetivos ou as tarefas, precisam ser específicos e mensuráveis, ou seja, escreva de forma simples e direta aquilo que se pretende alcançar. Se necessário, durante as tarefas, redija melhor ou faça considerações. Pense também como medir os resultados alcançados e também o desempenho da equipe que se propôs a realização. É importante que todos consigam compreender o que foi proposto para acontecer a execução.
- Cuidado para que suas propostas não sejam impossíveis. Quando isso acontece, toda a equipe se sente desmotivada e acaba não conseguindo desempenhar bem aquilo que lhe foi proposto. Procure atribuir responsáveis como também responsabilidade e também equipes de apoio.
- Estabeleça um prazo para a execução das propostas. Dentro deste período, cabe a você realizar pequenos encontros para alinhamento: a) Identifique aquilo que já foi feito, parabenize, corrija, oriente. b) Direcione aquilo que ainda está pendente, revise os prazos, recursos e também a equipe.