Depressão Oculta ou Sorridente,
A depressão que atinge hoje mais de 300 milhões de pessoas no mundo, só no Brasil atinge 6% da população que dá um total de 11 milhões de pessoas. Essa quantidade dá para encher 139 vezes e meia o estádio do Maracanã que cabe 78.838 pessoas. O Brasil é o país que mais consome antidepressivos no mundo, e o dado mais alarmante é que 2 a 4% dos deprimidos chegam a se suicidar como causa direta da depressão.
Agora imagine, existe uma depressão que não é facilmente detectável, para quanto vão esses números absurdos?
A depressão oculta ou sorridente ocorre naqueles falsos durões, pessoas mal tratadas pela vida e que acabaram levantando uma carapaça de dureza, que não aceitam “fraqueza”. Aquelas pessoas que podem estar caídas no chão, você estende a mão mas ela por orgulho não aceita. Podem estar morrendo de dor, mas para que ninguém perceba sua dor ou ache que é fraqueza abrem o sorriso e fazem uma piada para depois chorar sozinho as escondidas… Assim, vivem sua dor em solidão e o principal aqui é que se elas mesmas não aceitam que tem um problema jamais o resolverão. Não consideram que o problema seja real, nunca procurarão tratamento e não se libertarão da depressão sozinhas.
Vou listar aqui 7 características para você identificar se isso ocorre com você ou com alguém que você ama:
1) Super felicidade, sabe aquela felicidade infindável, gigante e exagerada que você percebe nem fazer sentido? É essa, é uma máscara social para ninguém perceber que ela está ruim. Hoje em dia tem muito disso por causa da vida de internet. Vê os outros felizes e lindos logo não pode ficar para trás. Constrói um falso castelo lindo e indestrutível, mas na verdade, construído na areia e em algum momento vai afundar.
2) Vive no passado, tudo que fala tem ligação com coisas ruins que aconteceram no passado, e se hoje você constrói seu amanhã, ela está repetindo a mesma vida do passado dia a dia, seu amanhã sempre será o seu ontem.
3) Exageradamente sociáveis, elas usam máscaras sociais para sempre agradar o outro e serem aceitas. sempre falam sim para os outros, e um sim para fora é um não para dentro, um não para si mesmo.
4) Falso durão, pessoa que sofreu na vida e agora usa uma armadura de proteção, as vezes se torna frio, se defende com agressões e não deixa ninguém chegar perto pois lá atrás foi traído, maltratado, usado e hoje é um falso durão.
5) Insônia, aqui já está afetando o físico diretamente. Dorme pouco ou dorme mal.
Sabe aqueles dias que você dorme e acorda mas parece que você trabalhou a noite inteira? É seu psicológico que está desiquilibrado e a noite você não descansa.
6) Falso sucesso e riqueza. Pessoas que sacrificam a família e própria saúde para acumular, ganhar mais, trocar o carrão e vai, e quando vê está cheia de vazios, tem um montão mas no fim nada que realmente tenha valor? É isso.
7) Má alimentação ou vícios, se alimenta demais ou de menos ou ainda alimentação de péssima qualidade e ainda desenvolve vícios para sair da realidade, seja fumo, álcool ou até drogas.
Enfim, se você identificou alguma dessas características não deixe de procurar um profissional especializado e abra seu coração. Nunca se esqueça que tudo que acontece dentro do consultório fica lá dentro. Forte de verdade é aquele que desenvolve humildade e corrige o problema. Matamos o problema na raiz ou isso vai crescer e virar um monstro, pensa nisso.
Ronaldo Oliveira Inteligência Emocional – VIEX